Skip to main content

UpLev | by Monica Ferrari

WhatsApp no meio corporativo: comunique-se com seu time com mais dinâmica e agilidade

admin


CONTACT US

WhatsApp no meio corporativo: comunique-se com seu time com mais dinâmica e agilidade

Não é nenhum segredo que o WhatsApp faz parte da vida da maioria das pessoas, mas essa ferramenta pode ir muito além de um objeto de distração da nossa rotina. Usado de maneira inteligente, o WhatsApp pode ser um instrumento de aceleração e produtividade nos negócios e na vida.

É o que muitas pessoas já estão fazendo através da adesão da nova versão corporativa do WhatsApp, que promete melhorar o dinamismo e a praticidade do cotidiano de negócios ainda em crescimento.

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, assim como sua versão original, desenhado e desenvolvido com novas funcionalidades com foco nas necessidades de pequenas empresas. Seu objetivo é conectar microempreendedores aos seus clientes, facilitando o processo de compra e o serviço de atendimento das marcas por meio de ferramentas automatizadas.

Para muito além desse cenário, o WhatsApp também pode ser usado de forma saudável, sustentável e produtiva dentro das empresas, como ferramenta de comunicação corporativa.

Pensando nisso, aqui vão algumas das práticas de uso do WhatsApp no ambiente corporativo que podem servir de inspiração para a construção de confiança através de uma comunicação mais interativa, ágil e objetiva.

  • Cuidado com o textão!
    Diferente de outros formatos como o e-mail, por exemplo, no WhatsApp é importante que as mensagens sejam mais simples, com textos curtos, sucintos e diretos. Dessa forma, fica mais fácil manter uma comunicação rápida e fluida, o que faz com que as urgências e problemas sejam resolvidas com mais eficácia.
  • Atenciosamente, fulana.
    Mais uma vez: aqui não cabe a formalidade que é comum nos e-mails corporativos. É só lembrar, por exemplo, das plataformas de chat utilizadas para a comunicação interna das empresas (Slack e outras), que têm uma linguagem mais leve, com foco em dar mais dinâmica e agilidade para os processos. Embora o uso do WhatsApp seja profissional neste caso, o tratamento deve ser semiformal, em tom de conversa.
  • Cada coisa em seu lugar.

O WhatsApp (assim como algumas plataformas como o Slack) possibilita a criação de “grupos corporativos” para centralizar as comunicações de uma equipe ou de todo o time da empresa.

Mas, fique atento! A gente sabe que é comum as pessoas acabarem saindo das pautas principais em grupos, mandando bom dia, comentando acontecimentos de dentro e fora da empresa, enviando notícias sobre o mundo e, quem sabe, até memes da internet.

Então, fica a dica: você pode separar os grupos para que esses papos fiquem mais organizados e evitem qualquer tipo de distração ou falha na comunicação, garantindo o profissionalismo no uso desta ferramenta. Um grupo para amenidades e outro para questões profissionais que precisam ser levadas mais a sério e serem tratadas como prioridade, por exemplo, já pode ajudar muito, mas vale pensar, também, em alguns acordos coletivos ou “regras” de convivência dentro dos grupos.

WhatsApp não é podcast, viu?
Cuidado com os áudios! Muitas pessoas se empolgam tanto com a ideia de poder enviar áudios por meio do WhatsApp que acabam transformando a conversa em uma sequência de áudios gigantes que, no final das contas, poderia muito bem ter sido uma ligação rápida por telefone.

Os áudios são, de fato, um ótimo atributo do WhatsApp, mas é uma qualidade que precisa ser usufruída com inteligência. Procure entender o que funciona melhor para a pessoa com quem você precisa se comunicar. Talvez ela até prefira áudios no lugar de textos mais extensos, ou talvez ela tenha dificuldade com áudios por algum motivo. Algumas pessoas preferem vários áudios menores ao invés de um único áudio maior, por exemplo.

Pergunte, seja transparente e comunique-se com seus colegas sobre as necessidades individuais deles, assim ambos os lados podem se adaptar ao que funciona para todos, gerando uma interação mais fluida, sem barreiras, propensa a um maior engajamento.

image
image
image
image
image