Skip to main content

UpLev | by Monica Ferrari

Propósito & Transformação: A comunicação para além da informação

admin


CONTACT US

Propósito & Transformação: A comunicação para além da informação

Quando falamos em “falhas de comunicação”, a maioria das pessoas já pensa na dificuldade das pessoas de escutar, de compreender e de transmitir informações. E, de certo modo, sim, isso é um problema de comunicação que se faz tão presente e frequente nas empresas quanto somos capazes de admitir ou observar com destreza.

Mas não é só aí que a comunicação pode errar. 

Ela pode ir muito além do simples (e um tanto quanto complexo) ato de transmitir informações. E é sobre isso que quero debater com vocês neste artigo.

A comunicação erra, também, quando não gera movimento e ação.

Comunicar não é somente sobre transmitir informações. É sobre impulsionar através de palavras, valores e posicionamentos, utilizando as motivações e necessidades pessoais do outro como meio de conexão. Ao nos conectarmos com o que move o outro, somos capazes de gerar ação. 

Mas, de nada adianta ter movimento e ação quando não sabemos para onde estamos indo, não é mesmo?

Por isso, também podemos dizer que… 

A comunicação erra, também, quando não gera foco e direcionamento.

Uma liderança que não sabe para onde está indo não é capaz de levar ninguém para lugar algum, ainda que tenha ao seu lado pessoas de extrema competência e proatividade.

A clareza de foco e a capacidade de direcionamento são fatores determinantes para a geração de resultados nas empresas. E, por incrível que pareça, este atributo passa por muito mais do que apenas a habilidade de um líder de comunicar seus pensamentos e intenções – mas, também, pelo desenvolvimento interpessoal.

Isso porque não basta apenas saber se expressar com maestria, como também reconhecer as fraquezas do outro para identificar as melhores estratégias de comunicação, evitando quaisquer falhas de compreensão e, por outro lado, fortalecendo a assertividade dos resultados.

Porém… 

A comunicação erra, também, quando não gera propósito e transformação.

Nem só de resultados vive uma empresa. Quando os resultados do seu time não tocam o coração e movem a motivação de cada um de seus colaboradores, eles acabam se tornando apenas números e gráficos.

A comunicação verdadeiramente bem-sucedida mexe com o âmago das pessoas, porque leva em consideração não só o que elas pensam e sentem sobre um assunto, mas igualmente aquilo que elas acreditam e que, um dia, já mudou a vida delas.

Quando o seu negócio, produto ou serviço é capaz de mudar a vida dos seus colaboradores além dos seus clientes, estes deixam de defender os valores e resultados da empresa apenas pelo salário no fim do mês, e passam a carregar no peito a transformação que eles mesmos vivenciaram.

Seja por meio de uma experiência corporativa transformadora de desenvolvimento e crescimento profissional, ou por meio da experiência com o produto que a sua empresa oferece dentro do mercado, o seu colaborador precisa sentir na pele o propósito do seu negócio.

A comunicação do propósito do seu negócio não está só em palavras e discursos bonitos e inspiradores, e não pode ser baseada apenas em um storytelling bem construído. Ela só pode ser sustentada após a transformação real e pessoal dos seus colaboradores. Porque eles não querem escutar grandes histórias… Eles querem viver grandes histórias.

E você, o que me diz? Onde sua empresa tem errado na comunicação do seu negócio?

image
image
image
image
image