
Práticas de comunicação corporativa para melhorar o alinhamento do seu time
Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam nos dias atuais é a dificuldade de praticar uma comunicação eficaz, sem gargalos, e que possibilite a fluidez de seus processos. O desempenho da comunicação tem relação direta com os resultados, pois a comunicação é uma das ferramentas capazes de integrar e capacitar cada setor de uma corporação.
Uma analogia simples é pensar em uma empresa como um organismo. Por definição, um organismo é um conjunto de partes com tamanhos e atribuições distintas interagindo e colaborando para um mesmo objetivo. Se uma parte sai do ritmo ou não cumpre sua função, o sistema desregula e corre sérios riscos de colapsar. Nenhuma parte isolada é capaz de manter um organismo pleno, assim como em uma corporação.
Portanto, é fundamental que em uma empresa haja conexão entre os setores. A comunicação possibilita essa conexão promovendo alinhamento entre as equipes. Para criar um ambiente propício à essa dinâmica, é essencial incentivar a consciência de seus colaboradores sobre o dia a dia do trabalho de todo o time.
A importância de cultivar a visão global de seus colaboradores
A chave da transformação está em perceber que os obstáculos operacionais de uma empresa, em grande maioria, não são problemas nos processos internos de cada setor, mas sim em falhas na comunicação entre as equipes. Dessa forma, investir nas relações humanas dentro da sua empresa, visando a eficiência da comunicação, é essencial para criar um ambiente inteligente, autônomo e propício a bons negócios.
Criar uma comunicação corporativa eficaz começa pelo entendimento de que o ato rotineiro de comunicar é fundamental para que a empresa funcione em harmonia. A partir dessa consciência em prática, sua empresa terá mais agilidade em seus processos, o que afetará o dia a dia de todos os outros organismos conectados à corporação – os próprios clientes, por exemplo.
Como deve ser a comunicação corporativa capaz de potencializar os resultados?
Para alcançar melhores resultados é necessário engajamento entre os setores. Já o engajamento do seu time depende que a comunicação cumpra o objetivo de conectar os colaboradores e suas atividades. Pensando nisso, existem muitas empresas no mercado que seguem alguns “protocolos” de comunicação corporativa que facilitam essa dinâmica.
Seguindo em nossa jornada rumo ao alinhamento do seu time, agora veremos 4 dicas fundamentais para começar a transformar a comunicação corporativa do seu negócio e, quem sabe, revolucionar a comunicação entre os setores de sua corporação.
- Tenha clareza dos objetivos
É essencial que todos tenham clareza dos objetivos a serem alcançados pela empresa. Ter metas e expectativas bem definidas colocam todos no mesmo ponto de partida: o desejo de fazer acontecer se torna o modus operandi. Como um time, podem usar suas melhores ferramentas individuais e fazer ajustes em equipe através da troca de ideias e de informações, de forma que todos entendam cada um dos processos em andamento.
- Crie acordos de convivência
Faça, por exemplo, reuniões entre os colaboradores e busquem em conjunto entender os “buracos” nos processos atuais da corporação. Discutam como a comunicação pode eliminar essas falhas. Essa é uma forma de lidar com os ruídos naturais de uma convivência em grupo. Pense, portanto, em pelo menos 3 acordos que podem impactar positivamente o trabalho do seu time e faça a proposta formal aos colaboradores, apresentando quais são os benefícios dessas novas táticas.
- Entenda os processos do time
Muitas das falhas de comunicação dentro da empresa são justificadas com um famoso “eu não sabia que essa informação era importante para você”. Como o trabalho da Recepção de uma empresa pode ajudar na meta de aumento nas vendas? Um time alinhado que conhece os processos de cada um de seus colegas de trabalho é capaz de fazer essas conexões e entender como atitudes isoladas impactam o todo, assim, combinando táticas entre si para colaborar com o cenário macro. Por exemplo, criando um acordo do tipo: “é importante para mim saber quando sua entrega vai para a segunda etapa, executada pelo outro setor, porque consigo planejar meu cronograma de trabalho com mais eficiência”.
- Transforme a comunicação em uma cultura
Os esforços devem ser para tornar a comunicação parte da cultura da empresa. Ter a comunicação clara, objetiva e constante é fundamental para que os processos fluam. Uma informação pode mudar tudo. É essencial que essa troca de ideias se torne rotineira e orgânica, que faça parte da operação de toda a empresa, independente do setor.
Essas dicas são o pontapé inicial para transformar a comunicação na sua corporação. Lembre-se que o alinhamento do seu time depende de uma postura responsável de cuidar das rotinas individuais sem perder de vista a interdependência entre os setores. A comunicação é uma responsabilidade de todos, afinal, pode impactar um negócio a nível não só operacional, como também estratégico.