
Os 5 Elementos da Comunicação Assertiva: Objetividade
Comunicar-se no mundo dos negócios é uma questão de sobrevivência. Comunicação é ação. É difundir as decisões importantes para as pessoas certas, na hora certa.
Todos nós, muito antes de ocupar qualquer papel no mundo dos negócios, somos comunicadores.
A empresa respira comunicação e nós somos agentes desse processo. Depende de cada um de nós. Depende da nossa disposição interna de tornar comum as informações e ações.
Comunicação é obrigação. É fator relevante para o sucesso ou fracasso dos profissionais, nesse mercado cada vez mais ágil e competitivo.
O foco é atender às expectativas e necessidades de colaboradores, parceiros e clientes, cumprindo as exigências do negócio.
E existem 5 elementos essenciais para garantir uma comunicação eficaz. Nesta série de artigos, vamos abordar cada um desses elementos e compreender o impacto deles nos resultados do seu negócio.
O segundo elemento da Comunicação Eficaz é a OBJETIVIDADE.
Entendendo a objetividade
No dicionário, a palavra “objetividade” pode ser definida como: Característica da pessoa direta, de quem não usa subterfúgios; condição da pessoa que age rapidamente e não perde tempo com especulações; característica do que representa ou pretende representar fielmente um objeto.
Comunicar com objetividade é evitar rodeios e ir direto ao ponto que realmente importa. É sobre agilidade, o tempo que perdemos fugindo da mensagem que queremos passar.
Quanto maior é nossa objetividade, mais fiéis somos à mensagem e mais rápido chegamos ao objetivo final.
Objetividade na prática
Objetividade. Esta palavra é mágica e poderosa.
Você já se sentiu como um ET numa reunião, sem saber o que está sendo discutido e para onde vai o andar da carruagem? Ou lendo um e-mail, sem pé e sem cabeça…
É essa a sensação que dá quando você está envolvido numa ação de comunicação sem clareza do objetivo.
Antes de sermos objetivos, precisamos trabalhar a objetividade dentro de nós. Você tem clareza do propósito da sua mensagem, da ação que quer despertar no outro e do objetivo final que quer gerar?
Impactos positivos no seu negócio
Não existe comunicação de negócios sem um objetivo claro e bem definido. E não adianta tê-lo apenas guardado na mente. Você deve comunicá-lo com as pessoas cujo desempenho impacta o resultado do seu negócio.
Uma equipe com todas as pessoas na mesma página é capaz de avançar o dobro do caminho na metade do tempo esperado.
Não é só a comunicação que ganha com a objetividade. Os números do seu negócio também ganham. Os seus clientes também ganham. Todo mundo ganha.
E da mesma forma que todo mundo ganha, todo mundo também pode perder com a ausência da clareza de objetivo na comunicação. Percebe?
Como começar a partir de amanhã
Seja lá qual for o objetivo da sua mensagem, você deve compartilhar logo na abertura das suas ações de comunicação.
Com certeza o outro compreenderá muito mais o que está sendo comunicado, e terá clareza de como ele pode contribuir para que vocês cheguem no resultado mais rápido.
Aplique o princípio da comunicação na próxima conversa que você tiver com um de seus colaboradores. Não faça rodeios, não evite a mensagem. Verbalize suas expectativas, objetivos e preocupações de maneira concisa.
Você sentirá a diferença nos resultados.
Onde eu quero chegar
Passou da hora de trazermos a comunicação de negócios para outro nível. Estamos atrasados, sendo deixados para trás pela agilidade com a qual o mundo tem se transformado.
A clareza de objetivo não só torna seus processos mais lentos, mas também gera falhas no resultado, retrabalho e perda de dinheiro.
O segundo elemento da nossa série de artigos precisa caminhar juntamente com o primeiro deles. Precisão e objetividade são os primeiros passos para uma comunicação eficaz e um negócio de resultados duradouros e impactantes.