
Os 5 Elementos da Comunicação Assertiva: Concisão
Comunicar-se no mundo dos negócios é uma questão de sobrevivência. Comunicação é ação. É difundir as decisões importantes para as pessoas certas, na hora certa.
Todos nós, muito antes de ocupar qualquer papel no mundo dos negócios, somos comunicadores.
A empresa respira comunicação e nós somos agentes desse processo. Depende de cada um de nós. Depende da nossa disposição interna de tornar comum as informações e ações.
Comunicação é obrigação. É fator relevante para o sucesso ou fracasso dos profissionais, nesse mercado cada vez mais ágil e competitivo.
O foco é atender às expectativas e necessidades de colaboradores, parceiros e clientes, cumprindo as exigências do negócio.
E existem 5 elementos essenciais para garantir uma comunicação eficaz. Nesta série de artigos, vamos abordar cada um desses elementos e compreender o impacto deles nos resultados do seu negócio.
O segundo elemento da Comunicação Eficaz é a CONCISÃO.
Entendendo a concisão
No dicionário, a palavra “concisão” pode ser definida como: descrito em poucas palavras; preciso, sucinto: texto conciso; deixou um comentário conciso na revista; caracterizado por se expressar de modo resumido, sintético; lacônico: um escritor conciso; que se utiliza de poucos recursos para exprimir um conceito ou conteúdo.
Nem precisa falar mais nada.
Concisão na prática
A melhor forma de entender o que é concisão é começar entendendo o que não é concisão.
Usar o máximo de palavras possível para explicar uma coisa simples não é concisão. Dar voltas na sua mensagem antes de chegar no objetivo final não é concisão. Perder uma hora para dizer algo que poderia ter sido dito em quinze minutos não é concisão. Encher linguiça no seu discurso não é concisão.
E o que isso deixa para mim e para você? Diálogos, apresentações e negociações que não chegam ao objetivo final.
Impactos positivos no seu negócio
Todos os dias vivemos uma situação dentro do ambiente de trabalho em que há total ausência de concisão. E lá vem mais uma reunião que poderia ser um e-mail…
A verdade é que ninguém tem tempo a perder no mundo dos negócios. E se você acha que a forma como você se comunica não influencia os resultados do seu negócio, está completamente enganado(a).
Tempo de qualidade requer uma comunicação de qualidade.
Quando você se comunica de forma concisa, você economiza o seu tempo, da sua equipe, dos seus parceiros e dos seus clientes. A concisão gera resultado mais rápido e de forma mais efetiva.
Como começar a partir de amanhã
Se você tem algo a comunicar, vá direto ao ponto. Não dê voltas.
A comunicação concisa garante agilidade.
Escreva ou fale o que é essencial e relevante para a ação de comunicação. Não fique enchendo linguiça. Você não ganha nada com isso, nem o seu ouvinte.
A comunicação de negócios é bem diferente da acadêmica. No mundo dos negócios, você só perde pontos, respeito e relevância ao ser prolixo e recorrente.
Onde eu quero chegar
Não importa onde eu quero chegar, mas sim onde VOCÊ quer chegar. Você tem clareza do seu objetivo? Você consegue comunicá-lo com a mesma clareza?
É isso que importa.
Por isso, minha metodologia de comunicação eficaz passa por estes 5 elementos que vimos ao longo desta série de artigos.
Precisão. Objetividade. Coerência. Clareza. Concisão.
Quer aprender a utilizar a comunicação como ferramenta de geração de resultados dentro do seu negócio? Continue comigo, pois ainda tenho muito mais sobre o que conversar aqui…