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UpLev | by Monica Ferrari

Os 5 Elementos da Comunicação Assertiva: Coerência

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Os 5 Elementos da Comunicação Assertiva: Coerência

Comunicar-se no mundo dos negócios é uma questão de sobrevivência. Comunicação é ação. É difundir as decisões importantes para as pessoas certas, na hora certa.

Todos nós, muito antes de ocupar qualquer papel no mundo dos negócios, somos comunicadores.

A empresa respira comunicação e nós somos agentes desse processo. Depende de cada um de nós. Depende da nossa disposição interna de tornar comum as informações e ações.

Comunicação é obrigação. É fator relevante para o sucesso ou fracasso dos profissionais, nesse mercado cada vez mais ágil e competitivo.

O foco é atender às expectativas e necessidades de colaboradores, parceiros e clientes, cumprindo as exigências do negócio.

E existem 5 elementos essenciais para garantir uma comunicação eficaz. Nesta série de artigos, vamos abordar cada um desses elementos e compreender o impacto deles nos resultados do seu negócio.

O segundo elemento da Comunicação Eficaz é a COERÊNCIA.

Entendendo a coerência

No dicionário, a palavra “coerência” pode ser definida como: ligação de um conjunto de ideias ou de fatos cujo resultado é lógico; característica daquilo que tem lógica e coesão; nexo.

Para ir mais fundo, a gente precisa olhar para a prática:

Coerência na prática

Dentro da gramática, a coerência é entendida como uma série de elementos textuais que, mesmo possuindo significados diferentes, fazem sentido quando juntos, tornando um texto claro e compreensível. Mas não é disso que eu estou falando aqui. 

Pense em você como um texto ambulante, um objeto de comunicação ambulante. Suas palavras, postura e atitudes são como elementos desse texto ambulante. Se suas palavras dizem uma coisa e sua postura diz outra, sua comunicação se torna incoerente.

Todos os aspectos da sua comunicação precisam estar alinhados.

Impactos positivos no seu negócio

Você perde a credibilidade ao passar informações contraditórias àquilo que se propõe a fazer. A coerência gera consistência.

Um líder que sem coerência perde a confiança de sua equipe. E uma equipe que não confia em seu líder não chega nos melhores resultados.

Sem resultados, seu negócio perde a razão de existir.

Já um líder coerente em sua comunicação, desperta credibilidade, confiança e comprometimento em sua equipe. É aquele tipo de equipe que se torna engajada, comprometida e se importa com o resultado tanto quanto sua liderança.

Como começar a partir de amanhã

Não tem muito segredo. 

Harmonize suas palavras e atitudes comunicativas com o objetivo que você tem em mente. Pesquise, ensaie antes de uma ação comunicativa.

Assim, você garante coerência e confiabilidade.

Onde eu quero chegar

Coerência é uma questão de caráter para o seu negócio.

Líderes incoerentes nem sequer deveriam existir, afinal, para direcionar, engajar e mover pessoas é preciso coerência. Nenhuma empresa chega a lugar algum sem coerência.

E sua comunicação precisa transparecer isso.

Este terceiro elemento da nossa série de artigos anda de mãos dadas com os outros primeiros. Ao unirmos a precisão, objetividade e coerência, temos uma comunicação ainda mais eficaz, que abrange não só os diálogos e negociações, como também a capacidade de um líder de construir relações de confiança.

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