
Os 5 Elementos da Comunicação Assertiva: Clareza
Comunicar-se no mundo dos negócios é uma questão de sobrevivência. Comunicação é ação. É difundir as decisões importantes para as pessoas certas, na hora certa.
Todos nós, muito antes de ocupar qualquer papel no mundo dos negócios, somos comunicadores.
A empresa respira comunicação e nós somos agentes desse processo. Depende de cada um de nós. Depende da nossa disposição interna de tornar comum as informações e ações.
Comunicação é obrigação. É fator relevante para o sucesso ou fracasso dos profissionais, nesse mercado cada vez mais ágil e competitivo.
O foco é atender às expectativas e necessidades de colaboradores, parceiros e clientes, cumprindo as exigências do negócio.
E existem 5 elementos essenciais para garantir uma comunicação eficaz. Nesta série de artigos, vamos abordar cada um desses elementos e compreender o impacto deles nos resultados do seu negócio.
O segundo elemento da Comunicação Eficaz é a CLAREZA.
Entendendo a clareza
No dicionário, a palavra “clareza” pode ser definida como: característica ou estado do que é claro; em que há excesso de luz; iluminado: a clareza desse caminho; atributo daquilo que é inteligível; fácil de ser compreendido ou entendido; compreensível: a clareza de um texto.
A clareza desperta a percepção aguçada, o entendimento e o raciocínio. Na comunicação, ela abre caminhos para que a ação seja assertiva e eficaz.
Clareza na prática
A clareza está vinculada ao pressuposto. Você pressupõe que o outro vai entender o que está falando e aí já tem um problema. O que o outro vai fazer a partir disso pode te gerar perda de tempo, resultado e dinheiro. No pior dos casos, pode inclusive prejudicar o relacionamento entre as duas partes.
Esqueça aquela história de que você é responsável apenas pelo que fala, e não pelo que o outro entende. Isso é uma grande mentira. Você é responsável em se fazer entender pelos seus interlocutores.
Se as pessoas não compreendem o que você fala, suas expectativas e objetivos, é culpa sua, e não das pessoas que estão te escutando.
Impactos positivos no seu negócio
A falta de clareza é um dos principais problemas da comunicação de negócios.
É preciso transformar a interpretação em conhecimento.
Interpretações não geram resultados, mas sim mal-entendidos e desempenhos falhos.
Conhecimento gera resultados.
Sua comunicação não deve ter margem para interpretações, ela precisa ser tão clara quanto uma equação de álgebra. Deve depender do conhecimento, e não da interpretação.
Com isso, conseguimos resultados melhores e de maior impacto.
Como começar a partir de amanhã
Garanta a verdadeira comunicação. Não use siglas, línguas estrangeiras, se você não tem certeza que haverá 100% de compreensão. Foco nas pessoas para quem você está comunicando.
Olhe para as necessidades, motivações e objetivos do público-alvo da sua comunicação e utilize-os como ferramenta para a elaboração da sua mensagem.
Não é sobre você, é sobre as pessoas.
Onde eu quero chegar
Temos aqui 4 elementos que, sozinhos, já são capazes de gerar transformações significativas na sua comunicação e nos resultados do seu negócio: a precisão, a objetividade, a coerência e a clareza.
Cada um deles nos transporta para um aspecto da ação comunicativa, desafiando nossas habilidades a alcançarem um novo nível.
Você está pronto(a) para fechar com chave de ouro a nossa série de artigos?