
Influencie! Segredos essenciais para vender suas ideias
Um negócio e uma carreira de sucesso nem sempre são feitos de boas ideias, mas com certeza são feitos de ideias bem vendidas.
O verdadeiro segredo para alcançar bons resultados em um novo negócio ou dentro do ambiente corporativo — como líder ou como colaborador —, está muito além do produto ou da ideia que está sendo vendida.
Nós vendemos experiências emocionais. E nossa comunicação tem enorme impacto na maneira como as pessoas percebem uma ideia e a recebem em seu sistema de crenças, necessidades, anseios e motivações.
Saber se comunicar com propriedade é essencial para que você seja capaz de vender a sua marca, seu negócio ou suas propostas para outras pessoas.
Você provavelmente já tentou vender seu trabalho para um cliente em potencial, ou precisou apresentar uma proposta de negócio dentro da sua empresa. Muito provavelmente, você precisou enfrentar uma série de desafios de comunicação na hora de vender uma ideia para seus líderes, colaboradores ou clientes.
Como empreendedores, precisamos saber valorizar a nossa marca e nosso negócio por meio de uma boa comunicação de venda. Como colaboradores, a mesma coisa: precisamos saber vender nossas ideias com fluência para sensibilizar e convencer a liderança de novos caminhos e novos negócios, para que nossos projetos e nosso trabalho seja valorizado.
O “truque mágico” para vender e negociar melhor não existe. As técnicas e práticas da comunicação interpessoal corporativa podem te ajudar a vender suas ideias, mas requer muita prática para aprender a se posicionar e expressar suas ideias com maior segurança e eficácia.
Neste artigo, vou te ensinar 6 segredos essenciais para vender as ideias da sua marca ou negócio em busca de melhores resultados.
- Conselho 1: Conheça bem o assunto
Vamos fazer uma analogia com a venda de novos produtos? Já sabemos que quanto mais você conhece o seu produto e o mercado do seu produto, mais fácil é vendê-lo, porque, dessa forma, você saberá exatamente quais são os desafios e problemas que ele resolve, assim como conhecerá intimamente seus atributos e diferenciais.
A mesma coisa vale para quando você está querendo vender uma ideia e/ou proposta. Por isso é tão importante que você conheça o assunto que norteia a sua proposta, dominando desde suas motivações até seus impactos práticos. - Conselho 2: Escute atentamente o outro
Não basta dominar o assunto, a ideia ou a proposta que você está tentando “vender”. É preciso conhecer as pessoas para quem você está vendendo: necessidades, anseios e objetivos. Além disso, é extremamente essencial escutar o outro com atenção e presença, para entender a melhor forma de propor ou vender a ideia que você tem em mente. - Conselho 3 – Se conecte à motivação do outro
Falando em conhecer “o outro”, uma das coisas nas quais você precisa se aprofundar é nas motivações de cada uma das pessoas às quais você precisa (ou simplesmente quer) vender essa ideia.
Para obter bons resultados por meio dos relacionamentos, este conhecimento é fundamental, afinal, conhecendo as motivações das pessoas é possível atender às urgências pessoais de forma que todos sejam contemplados e se sintam pertencentes ao objetivo final da “ideia” que está sendo proposta.
Uma boa ferramenta não só para o entendimento e mapeamentos das motivações pessoais dentro do ambiente corporativo, mas também para práticas de comunicação corporativa mais assertivas, é o SDI 2.0, conhecido como Inventário de Utilização de Forças – Strength Deployment Inventory ®, que é uma ferramenta de aprimoramento de relacionamentos e gestão de conflitos. - Conselho 4 – Saiba fazer as perguntas certas
Um dos atributos fundamentais de uma boa venda é o conhecimento. Seu repertório será fundamental para que você saiba elaborar as perguntas certas e guiar as pessoas pela sua linha de raciocínio, buscando evidenciar para elas a importância que aquele assunto tem não só para o mundo, mas principalmente para as necessidades e motivações de cada uma delas.
- Conselho 5 – Use técnicas que exploram o emocional
Nada como uma boa narrativa para envolver o seu público emocionalmente e aproximar as pessoas da ideia, proposta ou solução que você quer vender. Uma das técnicas mais utilizadas atualmente com esse propósito é o Storytelling, que é a prática de contar histórias utilizando elementos de narrativa que envolvem e engajam as pessoas.
Com o Storytelling, você pode conduzir seu público por uma verdadeira jornada ao longo da explicação da sua proposta, “vendendo” a ideia através da persuasão dos anseios e necessidades mais profundas de cada pessoa.
Conselho 6 – Comunique-se de forma clara - Garanta que a forma como você está comunicando a sua ideia é clara, consistente e assertiva. Mais do que isso, apresente às pessoas quais são os benefícios daquela proposta para ambas as partes, demonstrando em dados ou exemplos práticos como a adesão daquela ideia pode causar impactos positivos na realidade individual e coletiva do público para quem você está vendendo sua ideia.