
Gestão de Pessoas: os impactos negativos da negligência da comunicação
Falamos muito sobre como práticas mais eficazes e humanizadas de comunicação podem contribuir para o aumento da colaboração e da qualidade dos resultados da performance dos colaboradores de uma empresa. Mas raramente falamos sobre os impactos negativos que uma empresa pode sofrer ao negligenciar a relevância da comunicação como pilar estratégico de seu negócio para clientes e mercado.
Quando falamos sobre comunicação, estamos falando de gestão de pessoas – o desenvolvimento e gerenciamento de técnicas e dinâmicas que visam melhorar o desempenho coletivo e individual das pessoas inseridas no ambiente corporativo, ou simplesmente, colaborativo.
A comunicação quando pensada sob o aspecto dos nossos relacionamentos pessoais possui um grau de complexidade elevado, além de influenciar positiva ou negativamente nossas vidas, trajetórias e a maneira como assimilamos a experiência de sermos humanos.
Agora, pense na comunicação sob o aspecto corporativo. O mesmo acontece neste cenário, já que os conflitos, desencontros e crises ocasionadas pela falta de comunicação podem influenciar significativamente a maneira como nos relacionamos com o trabalho, como executamos nossas funções e, também, como percebemos a Experiência do Colaborador.
Quais são esses impactos negativos desencadeados pela negligência da comunicação no ambiente corporativo?
- Menos confiança
A ausência de comunicação gera frustração nos colaboradores. Imagine vivenciar um mal-entendido atrás do outro, precisar colocar muito mais esforço e preocupação no seu trabalho por falta de alinhamento entre seu time, estar sempre cercado de incerteza e insegurança. Quando negligenciamos a comunicação e não transformamos ela em um pilar do trabalho e das relações dentro de um ambiente corporativo, é isso que acontece. E, consequentemente, esses colaboradores começam a esperar menos uns dos outros, confiar menos uns nos outros, e também projetar essa insegurança e desconfiança em seus líderes. - Menos colaboração
Não dá para colaborar sem comunicação, especialmente sem o conhecimento adequado de suas melhores práticas, técnicas e ferramentas. Em um ambiente no qual não há confiança e não há investimento de tempo e energia no desenvolvimento de uma comunicação efetiva, é impossível colaborar e construir em conjunto coisas verdadeiramente transformadoras que podem alavancar o negócio de uma empresa. - Menos produtividade
Se a comunicação não é fluida e bem alinhada, as informações se perdem no caminho. E informações perdidas são erros garantidos. Erros que podem impactar o processo, as dinâmicas e também os resultados do desenvolvimento de ideias, produtos e serviços dentro de uma empresa. A comunicação é um pilar que garante a clareza, eficiência e produtividade do trabalho entre pares e times de um negócio, por isso que sem ela estamos à mercê de resultados insatisfatórios e clientes frustrados. - Menos motivação
A desconfiança, insegurança e a frustração da impossibilidade de colaborar e criar coisas novas acaba despertando imensa insatisfação nos colaboradores de uma empresa. Ninguém quer trabalhar em um lugar no qual se sente infeliz. Embora estejamos falando de um ambiente corporativo, o ser humano precisa sentir prazer e pertencimento para desejar permanecer em um local ou relacionamento. E o mesmo é válido para o relacionamento que é construído entre empresa e colaborador. Desmotivado por uma série de razões que são desencadeadas pela negligência da comunicação, este colaborador pode decidir cortar seu vínculo e simplesmente desistir de seu emprego.
Para além desses impactos negativos, o maior deles é sem dúvida a falta de abertura, colaboração e criatividade, que são aspectos fundamentais para um negócio de sucesso no mercado atual.
Uma comunicação eficaz e autêntica pode reverter esses impactos negativos e contribuir para a geração de inovação dentro das empresas, sem falar que é essencial para a construção de um ambiente mais seguro e humano.