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UpLev | by Monica Ferrari

Comunique-se como um líder: os impactos positivos de uma boa estratégia de comunicação

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Comunique-se como um líder: os impactos positivos de uma boa estratégia de comunicação

A liderança é essencial para o crescimento de uma organização, seja agindo no próprio negócio como um todo ou para o funcionamento eficiente das equipes que o movimentam. Mas isso não é nenhuma novidade para ninguém, certo?

O desafio da maioria dos profissionais não é saber de fato o que a liderança deve representar dentro de uma organização ou sobre quais princípios ela deve atuar, e sim descobrir-se líderes em suas próprias competências e fraquezas.

Como já vimos no artigo anterior desta série, um bom líder não é apenas aquele que pensa estrategicamente e conhece as dinâmicas de uma liderança de sucesso, mas também o profissional que sabe se comunicar como um líder, por meio de suas palavras e ações.

A estratégia de comunicação da sua liderança deve ter pilares bem estruturados, para que assim possa sustentar todo o crescimento da organização – como um organismo vivo formado por pessoas e, igualmente, como um negócio que depende de resultados efetivos.

Estes pilares, quando seguidos de maneira exemplar, podem gerar inúmeros impactos positivos no desenvolvimento do seu negócio como um todo, especialmente nas dinâmicas e processos que são estabelecidos da porta para dentro e que definem indiretamente o sucesso da sua organização.

Existem 5 coisas que só pessoas que se comunicam como verdadeiros líderes são capazes de fazer, e são essas as expectativas que você deve determinar para si mesmo e para todas as lideranças que são formadas dentro da sua organização.

Motivar o time
A capacidade da liderança de gerar motivação em seus colaboradores é o que vai determinar o nível de engajamento do time responsável pelo alcance de resultados que definem o sucesso do negócio.

Superar desafios
As habilidades de comunicação da liderança vão determinar a maneira como ela – e todos os colaboradores abaixo dela – lida, se relaciona e supera desafios, consequentemente, alterando resultados e construindo uma cultura mais resistente de crescimento pessoal e profissional dentro do ambiente corporativo.

Facilitar mudanças
A comunicação da liderança é um dos fatores determinantes no processo de gestão da mudança, sendo assim, ela pode dificultar ou facilitar a transição de novos processos, dinâmicas e implementação de metodologias de inovação que podem impactar a concretização das metas de um negócio.

Definir cultura
É através da comunicação que a liderança fortalece os valores mais importantes de sua cultura corporativa, podendo incentivar a diversidade, promover a colaboração e dar voz às práticas que melhor representam o propósito da organização.

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