
Comunicação Colaborativa: a sua forma de se comunicar impacta positivamente os outros?
A importância da comunicação dentro do ambiente de trabalho corporativo é uma extensão de sua relevância e impacto em nossas vidas em geral.
Uma comunicação consciente é capaz de transformar não somente a forma como trabalhamos, mas também como nos relacionamos com outras pessoas em diferentes contextos, podendo trazer inúmeros resultados positivos para diferentes dimensões da vida social.
Para que a sua comunicação se torne mais consciente e efetiva, é essencial que ela seja mais humana. Isso porque a essência da comunicação está nas PESSOAS.
A comunicação vai muito além das palavras e plataformas que utilizamos. Ela é sobre pessoas e o que elas verdadeiramente precisam. É sobre empatia, vulnerabilidade, colaboração e muito, muito autoconhecimento em prática.
Comunicação é uma construção conjunta, entre pessoas. É um diálogo constante entre as nossas necessidades e as necessidades do outro. É a nossa capacidade de perceber nós mesmos e ao outro, buscando um caminho do meio que dialogue com as motivações de cada uma das partes.
Por isso que, ao banalizar a comunicação, estamos também banalizando a nossa própria capacidade de sermos humanos. Indo ainda mais longe, podemos dizer que a humanização da comunicação facilita não só a transmissão e o entendimento da mensagem, mas a dinâmica inter-relacional entre as partes envolvidas.
Se você quer mais comunicação, você precisa de mais colaboração. Se você quer mais colaboração, você precisa de mais comunicação. As duas andam juntas.
Fica evidente, portanto, a importância da comunicação para a construção dos relacionamentos por meio dos quais são sustentadas e desempenhadas as estratégias, processos e operações de uma organização – independente de seu porte.
Sem comunicação, falta eficiência e resultado… porque falta colaboração, porque falta confiança… porque falta transparência… porque falta autenticidade… porque falta humanidade.
Mas, afinal, o que é um problema de comunicação?
Na maioria dos casos, é muito difícil para um profissional identificar exatamente qual é a raiz de um problema corporativo e de que maneira a comunicação pode ter impactado aquele cenário.
O que um projeto atrasado tem a ver com comunicação? Qual é o verdadeiro impacto da transparência no diálogo entre uma liderança e seu time? Qual é a relação da comunicação com a falta de produtividade?
O problema de comunicação, geralmente, é quando não há transparência em um discurso, ou quando a troca de informações não acontece, ou quando falhamos no alinhamento de metas e expectativas entre as partes.
Pode-se definir o problema de comunicação como uma ausência, seja ela de expressão, diálogo ou entendimento.
É comum pensarmos diante de um problema de comunicação que “está tudo bem, isso sempre acontece”. Por ser uma falha puramente humana, ignoramos o fato de que ela pode ser evitada. Mas por que devemos nos importar com isso exatamente?
Uma comunicação ineficaz e, ainda por cima, desumana, pode falir o seu negócio. Isso porque de falha em falha, ela pode derrubar a sua organização de dentro para fora, através do fracasso de seus processos, dinâmicas e resultados, da desmotivação e desconexão do seu time, e da má gestão da liderança.
Entende agora por que é tão importante falar, pensar e agir diante de um problema de comunicação?
Quando recordamos que a comunicação é sobre PESSOAS e sobre SER HUMANO, estamos a um passo de começar a caminhar na direção certa, que nos levará às melhores práticas e, também, aos melhores resultados quando o assunto é comunicação corporativa.
Somente assim você poderá garantir a colaboração e a performance do seu time, promovendo resultados de impacto real dentro e fora da sua organização.