
Como escrever textos corporativos mais dinâmicos, concisos e que dão resultado
No mundo dos negócios, tempo é resultado, e resultado é dinheiro. E é isso que faz da prática coerente do Business Writing indispensável.
Quanto mais simples for o seu texto, mais tempo vai restar para o seu colaborador ou líder seguir com o trabalho que realmente importa.
10 minutos. Esse é o tempo máximo que você deve levar escrevendo um texto corporativo para seus pares, colegas e lideranças.
2 minutos. Esse é o tempo máximo que o(s) leitor(es) precisam levar para ler seu texto e compreender a sua mensagem.
No ambiente de trabalho, escrevemos textos porque precisamos chegar a um determinado resultado, e não para ganhar prêmios de melhores atores de ficção.
Um texto simples é mais dinâmico, chega ao ponto com mais rapidez e garante os resultados que motivaram sua escrita desde o princípio.
Quer saber como escrever textos corporativos mais eficientes?
- Adeus, Machado de Assis!
Use uma linguagem direta, sem jargões e palavras difíceis. Se possível, corte todas as palavras que não acrescentam significado à sua mensagem. Vá direto ao ponto que realmente importa, e faça isso com o mínimo de linhas possíveis. Se pergunte: como você diria isso se tivesse apenas duas linhas?
- Sem espaço para suposições
Dê todas as informações que o seu leitor precisa. Não dê espaço para que ele possa (ou tenha que) adivinhar sobre o que você está falando ou o que você quer dizer. Se ele adivinhar errado, isso vai te custar processo, tempo e dinheiro.
- Agarre a atenção do leitor
Muitas vezes o seu colaborador ou líder estará correndo contra o tempo e fará uma leitura dinâmica do seu texto. Será que a mensagem vai chegar ou ela vai se perder no meio de um monte de palavras que você usou para encher linguiça e escrever bonito?
Comece sempre pelo ponto mais importante da sua mensagem. imagine que seu texto é como uma notícia jornalística, que precisa agarrar a atenção do leitor logo de cara entregando sobre o que aquele texto vai falar.
- Instigue a ação do leitor
Utilize verbos de ação para dar mais energia ao seu texto e pontuar com evidência as ações esperadas a partir das informações que estão sendo comunicadas.
Com essas dicas você conseguirá ter textos mais objetivos, claros, precisos e principalmente: focados em ação e resultados.