
Como comunicar suas metas de forma assertiva com as OKRs e gerar melhores resultados
Você tem dificuldade de fazer com que sua equipe cumpra com as tarefas combinadas? Quebra a cabeça tentando gerar eficiência nos resultados do seu negócio? Não sabe como definir metas e muito menos como comunicá-las para seus pares e colaboradores?
Esta ferramenta provavelmente mudará a forma como você entende e lida com metas e resultados dentro do seu trabalho – seja você parte da liderança, colaborador de uma empresa ou autônomo.
O nome dela é OKR, sigla referente ao termo em inglês “Objectives and Key Results”, que significa “objetivos e resultados-chave”.
OKR é uma metodologia de gestão de objetivos e metas que é utilizada no Google desde 1999. Por meio dela, são definidos objetivos claros e específicos, capazes de facilitar o entendimento, engajamento e alcance de metas de uma equipe de trabalho.
Esta metodologia/ferramenta possui 4 pilares principais que tornam sua comunicação muito mais eficaz na geração de resultados, assim como no estímulo à performance e engajamento de times no ambiente de trabalho.
Você pode utilizar esses 4 pilares a favor do seu negócio, aplicando tais princípios na maneira como você comunica seus objetivos para seus pares e colaboradores.
Vamos aprender mais sobre…
METAS
Defina metas de curto-prazo que sustentem o seu objetivo. Em outras palavras, em vez de comunicar seus objetivos de médio e longo prazo, quebre esses objetivos em metas de curto prazo para que seus objetivos pareçam mais tangíveis para as pessoas que estão trabalhando com você.
CLAREZA
Tenha clareza de quais são as expectativas e os resultados esperados para cada um dos seus objetivos, e comunique isso com clareza e simplicidade. Dessa forma, os seus pares e colaboradores se tornarão mais engajados, já que serão capazes de visualizar os mesmos resultados que você e isso fará com que eles compreendam a importância de seu desempenho em cada uma das metas.
RELATÓRIOS FREQUENTES
Os resultados precisam ser relatados semanalmente para que todos estejam cientes e atentos aos números. Com isso, você também ganhará engajamento, pois seus pares e colaboradores vão se sentir estimulados pelos resultados que estão gerando semana após semana. Além de também prevenir contratempos, afinal, vocês saberão exatamente quando colocar mais gás na performance para recuperar a meta em semanas/meses de menor resultado.
TRANSPARÊNCIA
Priorize a transparência sempre. Os objetivos e metas da empresa precisam estar à disposição de todos os colaboradores do negócio, deixando de ser um segredo misterioso reservado apenas para a liderança. Caso você esteja na liderança do negócio, também comunique com transparência e assertividade a prioridade da empresa no momento e como ela impacta os objetivos e os resultados esperados.
PERTENCIMENTO
Lembre-se que os colaboradores de uma empresa são parte do que está sendo construído. Eles são as pernas, pés, braços e mãos do seu propósito. Por isso, você não pode deixar de comunicá-los sobre os aspectos essenciais da gestão da empresa – as prioridades, objetivos e metas do negócio.
Colaboradores não querem apenas “ordens” sobre o que fazer e como fazer, eles querem também compreender o porquê. É o propósito por trás das tarefas e metas que dão sentido ao trabalho e geram verdadeiro engajamento. Entendendo o que está por trás dos objetivos da empresa, o colaborador se tornará melhor alinhado com as visões de negócio da gestão e poderá contribuir com maior presença com seu trabalho.