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UpLev | by Monica Ferrari

Colaboração na prática: como engajar o seu time por meio do SDI

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Colaboração na prática: como engajar o seu time por meio do SDI

Estamos entrando na era da colaboração, em que é cada vez mais comum o incentivo ao trabalho em equipe e à integração de pessoas em times dentro das organizações. Mas para que as empresas alcancem suas expectativas de negócio e conquistem seus resultados desejados, elas precisam desenvolver o engajamento e a cooperatividade entre os seus colaboradores.

Em outras palavras, está na hora das empresas se preocuparem com a maneira que as pessoas dentro dela se relacionam entre si e de que forma isso impacta o negócio.

Resultados duradouros acontecem por meio de bons relacionamentos. Por isso, é de extrema importância a compreensão crítica – e até mesmo psíquica e científica – de como esses relacionamentos funcionam, para que assim possamos encontrar caminhos para melhorá-los e otimizá-los.

Como podemos prevenir conflitos? Como criar um espaço de comunicação humanizada, com boas relações e colaboração de verdade?

Somente ao entender como as personalidades se alinham (ou contrastam) dentro de um negócio as pessoas serão devidamente capacitadas a trabalhar juntas de forma produtiva e duradoura. Chamamos isso, também, de inteligência interpessoal, que se dá através do estudo, pesquisa e entendimento da natureza das relações humanas.

Neste artigo, você vai conhecer um instrumento de extremo valor para para entender o que está por trás das relações que são construídas dentro e fora das empresas. O nome dele é SDI – Strength Deployment Inventory. O SDI é uma ferramenta prática de diagnóstico e autoconsciência para relacionamento e comunicação interpessoal no ambiente corporativo.

Por meio do SDI, torna-se mais clara a identificação das forças pessoais e como elas atuam no relacionamento interpessoal, tanto em situações de normalidade quanto em situações de conflito.

O SDI é muito usado para fortalecer habilidades de comunicação de forma mais eficiente. Com o SDI, podemos observar os resultados da equipe de forma mapeada, facilitando o reconhecimento de diferentes perfis motivacionais. E ao identificar as situações de cada um em situações de conflito, possibilitamos o desenvolvimento de habilidades e dinâmicas pensadas especialmente para lidar com esses conflitos de forma mais produtiva – e igualmente, mais humana.

Além disso, o SDI aumenta a prática do autoconhecimento, da empatia, e consequentemente, tende a ampliar a comunicação em todos os sentidos quando aplicado no ambiente corporativo. 

Agora que sabemos os benefícios que essa ferramenta nos proporciona, como podemos fazer o diagnóstico do perfil profissional dos colaboradores com base no Strength Deployment Inventory (SDI 2.0)?

Primeiramente, para entendermos como essa ferramenta funciona, precisamos entender que existem três perfis principais baseados neste sistemas de valores motivacionais.

Nos próximos tópicos, você verá algumas das características desses três perfis, que poderão te ajudar a identificar o seu perfil dentro do sistema de valores motivacionais e, quem sabe, também o perfil das pessoas com quem você divide a sua convivência diária.

  • Pessoas

O perfil que tem como fator motivacional as Pessoas é caracterizado pela necessidade de manter a harmonia nos lugares.

É um perfil que tem uma extrema facilidade de se conectar com os sentimentos das pessoas e se interessa em como os outros estão se sentindo. Muitas vezes, é capaz de colocar as necessidades do outro acima das suas, o que pode dificultar seus relacionamentos, já que ele espera o mesmo comportamento vindo dos outros.

Essa pessoa confia e compartilha pensamentos sem dificuldade, além de se interessar também pelo que se passa dentro das pessoas com quem convive.

A pessoa com foco em Pessoas é aquela que, ao receber um novo colega de trabalho, vai fazer questão de ser receptivo e prestativo, tornando o ingresso e a integração daquela pessoa na empresa mais fácil e acolhedora. 

  • Processos

O perfil que tem como fator motivacional os Processos tem como principal característica a necessidade de que as coisas aconteçam de forma pensada e ordenada. Por isso, é um perfil detalhista e apegado às etapas e sistemas, que se preocupa em pensar se as coisas foram feitas corretamente.

A pessoa com foco em Processos é aquela que vai conferir prazos e entregá-los exatamente no dia correto, e que vai sempre priorizar o processo acima do resultado, garantindo que tudo seja feito da maneira mais organizada possível.

  • Performance

O perfil que tem como fator motivacional a Performance é movido por desafios e tem como característica-chave seu anseio por resultados.

É uma pessoa intensa, firme, provocadora, comunicativa, que tem facilidade em persuadir as pessoas com as suas opiniões. Precisa estar sempre em evidência, por isso, procura ser participativa e se desafiar sempre. Quando está focada em um determinado objetivo, pode acabar desconsiderando o sentimento do outro, já que para ela o resultado vem acima de qualquer processo ou necessidade individual. 

A pessoa com foco em Performance é aquela pessoa que sente que as pessoas estão comprometidas apenas quando elas se colocam tão focadas quanto ela em atingir as metas e chegar na entrega final dos projetos.

Agora que já sabemos quais são os 3 perfis mapeados pela ferramenta SDI, podemos identificar quais são as motivações pessoais dos nossos colegas de trabalho, líderes e liderados.

Ao conhecer as motivações do outro, você saberá como lidar com ele no ambiente corporativo, compreendendo desde as suas necessidades mais básicas até as suas ambições e podendo assim, de forma efetiva, incentivar a integração e a cooperatividade entre os colaboradores.

Quando identificamos como atender às necessidades individuais, conseguimos motivar e engajar melhor as pessoas. No momento que mapeamos perfis motivadores dos colaboradores, evitamos não só impasses e conflitos, mas também, incentivamos um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado.

Conheci essa ferramenta em um dos meus clientes há quase duas décadas, e fui uma das responsáveis em trazê-la para o Brasil. Hoje o SDI está em 56 países, traduzido em mais de 20 línguas, e faz parte da rotina de Instituições e Empresas Globais, como Harvard, MIT, John Hopkins, Apple, Twitter entre centenas de outras. 

É um meio fantástico para se aprofundar em diferentes motivações, gestão de conflitos e inteligência relacional. No Brasil, ela já é aplicada em centenas de empresas, atuando positivamente na melhoria da comunicação, relacionamento interpessoal e potencializando resultados no trabalho em equipe.

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