
Business Writing: o que a sua escrita diz sobre você?
Quando pensamos em escrita, logo somos remetidos às longas dissertações com expressões difíceis que estávamos acostumados a ler e escrever durante os tempos de colégio, cursinho e universidade. Mas as coisas já não são mais como antes, especialmente quando o assunto é comunicação corporativa.
Seja você um líder ou colaborador, seus documentos precisam chegar ao ponto mais rápido e com mais efetividade.
Seus colaboradores precisam de direcionamentos e instruções claras do que deve ser feito para chegar nos resultados esperados. Seus clientes precisam entender o que exatamente diferencia a sua empresa de outros competidores dentro do mercado. E tanto seus superiores quanto seus clientes precisam de respostas imediatas que atendam às demandas de suas necessidades.
Um líder que não domina o business writing também não domina seu próprio negócio e não tem influência definitiva sobre os resultados que ele produz. Pode parecer drástico falar dessa forma, mas é verdade. Se a comunicação é parte essencial das dinâmicas de trabalho hoje, o líder que não sabe se comunicar por meio da oralidade e da escrita está fadado à frustração e insucesso.
Pensando nisso, as suas habilidades de Business Writing também podem dizer muito sobre você, especialmente sua competência como profissional e como líder.
Quer entender melhor o impacto da sua escrita na mensagem que você passa sobre si mesmo?
- A sua escrita diz muito sobre você
Você é o que você escreve. Seus colegas de trabalho, clientes e investidores conhecem você pela sua escrita e o que você expressa através dela. As palavras são capazes de transmitir sentimentos e criar uma imagem de quem as escreve.
Por meio da sua escrita, você pode passar inteligência, autoridade, empatia, preguiça, egoísmo, entusiasmo, compreensão, entre outras coisas. Elas podem te definir como uma pessoa que tem a abordagem rígida ou leve, por exemplo. Por isso, a escolha de quais palavras e qual abordagem você utiliza na sua escrita pode impactar as dinâmicas das relações que você constrói no seu ambiente de trabalho.
- A sua escrita demonstra sua clareza estratégica e tática
Se você sabe comunicar de forma breve e clara uma visão, processo ou orientação, é um sinal de que você realmente sabe do que está falando. Se sua escrita é confusa, supercomplicada e não comunica de forma direta e precisa a mensagem esperada, é um sinal de que você precisa rever o quanto sabe sobre o que está escrevendo.
Para ajudar, se faça essas perguntas:
- Por que eu estou escrevendo essa mensagem ou documento?
- Quem é minha audiência? Quem vai ler esse texto?
- O que meus leitores querem saber ou entender? O que preciso comunicar?
- Quais sentimentos eu quero despertar nos meus leitores?
- Quais ações eu quero que eles tomem após a leitura?
- A sua escrita demonstra o quanto você conhece o seu leitor
Uma má escrita é um sinal de má comunicação e, na maioria das vezes, isso se dá pela falta de entendimento ou de profundidade do conhecimento de quem escreve acerca daquele que lê. Você precisa ser um bom leitor de cenários e de pessoas para conseguir escrever bem e, por meio do seu texto, provocar sentimentos e ações.
Se você conhece o seu leitor, deve conseguir responder às seguintes perguntas:
- Qual é a situação/problema que está me levando a escrever?
- Quais são as expectativas de quem está lendo esse texto?
- Quais são as motivações de quem está lendo esse texto?
- De que forma eu posso atender às necessidades e anseios dos meus leitores sem abrir mão do meu objetivo final com esse texto?
- A sua escrita demonstra suas habilidades de liderança
Uma escrita de qualidade pode demonstrar valores e habilidades de liderança. Perceba o que a sua escrita provoca nas pessoas. Se você quer se tornar um grande líder, precisa ser capaz de usar a sua escrita para comunicar com assertividade, explicar problemas complexos com clareza, empatizar com as motivações dos seus pares e inspirar as pessoas.
Por meio da sua escrita, podemos identificar se você entende todos os aspectos de um problema, se você compreende como esse problema afeta e impacta outras pessoas, se você consegue convencer e influenciar as pessoas a tomarem atitudes acerca daquele problema, se você tem capacidade de desenvolver soluções assertivas com rapidez, e se você sabe quais são as ações necessárias e como/quando elas precisam ser colocadas em prática. Todas essas competências são fundamentais para uma liderança.
Business Writing – a escrita corporativa ou para negócios – não é sobre impressionar os seus leitores, é sobre comunicar com clareza, expressar expectativas, oferecer instruções objetivas para um problema. Mais do que isso, é também sobre instigar e direcionar ações em busca de resultados assertivos.