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UpLev | by Monica Ferrari

A comunicação na geração de resultados do seu negócio

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A comunicação na geração de resultados do seu negócio

Quando pensamos no impacto da comunicação dentro dos negócios, muitas vezes relacionamos este impacto à maneira como uma marca se comunica com seu público ou à construção de vínculos por meio dos relacionamentos interpessoais criado no ambiente corporativo.

Mas pensar na comunicação como solução de problemas não é suficiente. Devemos olhar para a comunicação como uma ferramenta de geração de inovação que ultrapassa, ou melhor, que supera seus resultados mais superficiais — como, por exemplo, o aperfeiçoamento do diálogo entre a liderança de uma empresa e seus colaboradores.

A comunicação vai além: ela é parte de uma engenharia invisível dentro das organizações, que permite que as estratégias, operações, processos e dinâmicas tenham efetividade e sejam precisas em seus resultados. E estes resultados reverberam no negócio como um todo, impactando as interações, as experiências, as jornadas e a própria imagem de uma empresa da porta para dentro e da porta para fora.

Uma comunicação inteligente não só é capaz de gerar maior produtividade, eficiência e engajamento, como é essencial para que se sustentem os resultados mais primitivos de um negócio.

É mais do que sobre o desempenho dos colaboradores. É mais do que sobre a construção de um relacionamento de confiança e colaboração entre a liderança e seu time. A comunicação corporativa é parte da estratégia e eficiência de um serviço.

Você já parou para se perguntar se…

  • O seu time tem clareza do propósito e da missão do seu negócio?
  • O seu time conhece sua estratégia de curto, médio e longo prazo?
  • O seu time se reconhece como parte de algo maior?
  • Ou o seu time está vivendo na escuridão de uma comunicação mal-sucedida?

Agora, reflita: se você não é capaz de comunicar o seu negócio nem mesmo para aqueles que trabalham nele com você, como será capaz de comunicá-lo para o mundo?

PREPARANDO NOVAS LIDERANÇAS

Tenha em mente que, para além do horizonte do seu negócio, ao comunicar a sua visão para o seu time, você está treinando as futuras lideranças que vão representar a cara e a voz da sua marca.

Todo colaborador pode ser um embaixador da sua marca. Ou, no pior cenário, pode se tornar um verdadeiro detrator dos seus produtos e/ou do seu serviço para potenciais clientes.

Os colaboradores de uma empresa são uma extensão da comunicação externa de uma marca, não é à toa que a experiência oferecida dentro de uma organização a seus colaboradores tem tamanho impacto em como as pessoas enxergam ela da porta para fora.

O HORIZONTE DO SEU NEGÓCIO

Ao articular uma comunicação eficaz com seu time, você está garantindo que as pessoas que fazem o seu negócio acontecer pra valer tenham clareza da estratégia por trás de seu plano de ação.

Foi-se o tempo em que os colaboradores desconheciam o fim da linha de produção. Hoje, o time de uma empresa precisa conhecer não só os resultados concretos finais de sua contribuição dentro dos processos, como também deve ser capaz de enxergar o horizonte daquele negócio tão bem quanto a liderança.

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