
Como fortalecer os valores da sua empresa através das reuniões ONE-ON-ONE
Em workshops e treinamentos, falamos muito sobre a importância de uma organização ter seus valores bem definidos. A definição de valores dentro das empresas são essenciais para uma estratégia de negócio melhor alinhada coletivamente, em que todos que fazem parte daquela missão se sentem unidos por um mesmo propósito e visão de mundo, em prol dos objetivos mais concretos e transformadores de um determinado negócio.
Estamos cansados, inclusive, de saber que valores como empatia, transparência, confiança e colaboração são primordiais na construção de uma cultura corporativa mais humanizada, que além de tudo gere melhores resultados.
Se você fez seu trabalho até aqui, já sabe que: Confiança gera melhor integração, colaboração gera melhor alinhamento, transparência fortalece as relações. Para além disso, integração, alinhamento e comunicação são apenas alguns dos fatores fundamentais para que as operações que materializam a estratégia de um negócio sejam, de fato, eficazes.
Porém, que a verdade seja dita: embora os valores corporativos sejam tidos como tão relevantes para a estratégia das empresas, dificilmente encontramos por aí pessoas aptas a ensinar não só a como definir os valores do seu negócio, mas principalmente a como implementá-los dentro do cotidiano da sua organização.
A comunicação pode ser um dos instrumentos de fortalecimento dos valores da sua empresa.
Funciona assim: Para que se tenha uma empresa mais empática, é preciso uma comunicação mais empática. Para que se tenha uma empresa mais colaborativa, é preciso a comunicação mais compassiva.
Mas como fazer isso acontecer na prática?
Algumas ferramentas de comunicação e trabalho em equipe dentro das empresas foram pensadas justamente com esse propósito, de fortalecer e criar novos valores na troca constante entre liderança e time. Nesse artigo, falaremos de uma delas, senão a mais importante: as reuniões 1 on 1.
O que são as reuniões 1 ON 1?
1:1 ou “one-on-one” é uma reunião realizada entre duas pessoas para tratar sobre um ou mais temas importantes para ambas as partes que, muitas vezes, podem ter também impacto na convivência coletiva dentro de uma organização.
Muito embora seja usada, geralmente, para alinhamento entre líder e liderado nas empresas, seu método também pode ser replicado entre colaboradores.
Como aplicá-las na sua empresa?
- Recorrência: A reunião de 1 on 1 pode ser algo que acontece pontualmente ou pode ser usada de forma recorrente. Para atingirem o seu objetivo de forma eficiente, estas reuniões devem ter uma certa frequência. Ela pode ser feita, preferencialmente, de 15 em 15 dias.
- Compromisso: É muito importante que líder e liderados tenham essa conversa como algo de suma importância, evitando desmarcar, a não ser que algo muito importante aconteça.
- Pautas: Nem sempre as reuniões de 1 on 1 abordam os mesmos assuntos. É importante que tanto líder quanto liderados proporcionem pautas para discussão durante a conversa, assim poderão ser ouvidos ambos os pontos de vista e a liderança poderá acompanhar as dificuldades do seu liderado.
Apesar da flexibilidade dessas reuniões, é importante que o líder se atenha à pauta previamente escolhida mantendo um equilíbrio entre as preocupações de ambas as partes. Deixar que o colaborador tenha o seu lugar de fala torna a reunião ainda mais proveitosa. - Vulnerabilidade: O colaborador deve sentir liberdade para expor suas opiniões e dificuldades sem o receio de ser mal interpretado. Caso o colaborador não sinta essa confiança, a troca de informações não será a mesma e tanto o desempenho daquele colaborador quanto o andamento do negócio poderá ser comprometido.
Uma alternativa para a liderança adquirir a confiança do colaborador é abrir suas próprias expectativas e vulnerabilidades para ele, humanizando sua imagem. A liderança é responsável por trazer conforto para que o colaborador se sinta confortável para expor suas preocupações e críticas sem medo de ser julgado.
E quais são as vantagens das reuniões 1 on 1 para a sua empresa?
- Aproximar liderança dos colaboradores: Para que líder e colaborador caminhem lado a lado harmoniosamente é necessário que haja confiança e respeito. As reuniões 1 on 1 são ótimas para desenvolver essa confiança. Ao estarem cara a cara um com o outro, líder e liderados são colocados em posição de igualdade, fazendo com que a conversa flua com maior naturalidade, aproximando ambas as partes.
- Demonstração de interesse individual, integral e humano pelo outro: Dedicar esse tempo apenas para o colaborador faz com que ele se sinta respeitado e valorizado pela empresa. O colaborador se sente verdadeiramente escutado ao falar diretamente com seu líder e poder compartilhar suas necessidades. Quando a liderança abre um espaço na sua agenda para falar com o seu liderado, ele entende que o que ele tem a dizer é importante.
- Transparência na comunicação: Os colaboradores também dão feedbacks e podem se sentir à vontade para discutir incômodos que têm vivenciado no ambiente corporativo. As críticas são essenciais para a melhoria das operações e processos. Assim, a liderança também passa a entender verdadeiramente o que os seus liderados esperam da empresa como um todo. Ao conversar olho no olho com o seu liderado essa troca de informações passa a ser mais sincera e profunda.
- Humanização da empresa: O líder deixa de ser “o líder” e passa a ser visto como um ser humano também. Lembre-se: uma relação só é cultivada quando há reciprocidade, e no ambiente corporativo isso também vale. Se uma liderança sabe ouvir críticas, respeitar a opinião de outras pessoas e reconhecer os próprios erros de forma honesta, seus liderados seguem o exemplo e se permitem ser mais humanos no ambiente de trabalho.
Qual é o impacto da 1 on 1?
Apesar de seu cunho profissional, a reunião 1 on 1 também dá espaço para questões mais pessoais, que têm influência sobre o bem-estar do colaborador e da liderança na empresa, o que faz com que a empresa torne-se um ambiente mais empático e humanizado.
A comunicação corporativa eficaz deixou de ser um mero detalhe para um negócio. Para que os processos da sua empresa sejam realizados da melhor maneira possível, ou seja, produtiva e humanizada, é imprescindível que a comunicação dentro da empresa se torne uma das prioridades do seu time.
Mais do que impactar aspectos táticos do seu negócio, a comunicação corporativa é capaz de impactar, também, a efetividade da estratégia do seu negócio.
Ao utilizar as reuniões one-on-one como ferramenta de comunicação, a empresa mostra que os colaboradores são pessoas com voz e agentes de mudança do ambiente corporativo. O reconhecimento e valorização destes colaboradores pode gerar mais engajamento e ajudar na construção de um ambiente de trabalho humanizado.