Skip to main content

UpLev | by Monica Ferrari

Telegram x WhatsApp: vantagens e desvantagens de cada plataforma na comunicação corporativa

admin


CONTACT US

Telegram x WhatsApp: vantagens e desvantagens de cada plataforma na comunicação corporativa

Uma empresa é feita de pessoas. Partindo dessa premissa, entendemos que as conexões humanas e a integração dos colaboradores são essenciais para o bom funcionamento de um negócio.

O que não faltam são ferramentas novas para serem usadas dentro das empresas como meio de incentivo à integração e comunicação corporativa.

Essas ferramentas viabilizam conexões e facilitam a comunicação interna.

Recentemente falamos aqui sobre o uso do WhatsApp na comunicação corporativa e suas vantagens: é possível fazer uso dessa ferramenta estando em casa ou na rua pelo seu smartphone. Conseguimos nos conectar por diferentes tipos de mídia – áudios, fotos, vídeos, documentos etc. E o melhor de tudo: a maioria dos colaboradores já têm familiaridade com o seu uso.

Porém, há outro aplicativo que está ganhando fama por aí: o Telegram.

Assim como o Whatsapp, o Telegram é um comunicador instantâneo que permite a seus usuários trocarem mensagens de texto ou de áudio, bem como vídeos, fotos e documentos. Ele também suporta a criação de grupos e a versão para navegadores web.

Mas, afinal, qual é o grande diferencial do Telegram? Como escolher o melhor aplicativo para implementar na sua empresa?

  • Segurança

O WhatsApp e o Telegram funcionam de formas completamente diferentes quanto a segurança. O WhatsApp armazena todas as mensagens trocadas apenas em um dispositivo telefônico e não permite que outros celulares sejam ativados com o mesmo número. Por isso, todas as mensagens do WhatsApp podem ser criptografadas com a chave de segurança exclusiva do celular.

Já o Telegram, é um programa de troca de mensagens “em nuvem”. Ou seja, com exceção dos “chats secretos”, o conteúdo das conversas é todo armazenado no servidor online do Telegram. Ao ativar outro aparelho, você terá acesso a todas as mensagens já trocadas no Telegram, mesmo que o celular esteja sem conexão com a internet. 

Por um lado o WhatsApp mantém os dados exclusivamente em um dispositivo, tornando-o em teoria mais seguro, porém em caso de perda de dados a possibilidade de recuperação pelo Telegram é mais possível. 

  • Registro de conversas e arquivos

Um dos argumentos mais usados pelos defensores do Telegram é que ele possui mais recursos quanto às conversas e arquivos.

No aplicativo, por exemplo, é possível criar canais. Diferente dos grupos, eles são usados para transmitir mensagens para uma grande quantidade de pessoas e têm número ilimitado de participantes. O Telegram também possui a opção de editar mensagens enviadas, evitando erros de digitação.

Tanto no WhatsApp quanto no Telegram é possível o envio de arquivos, vídeos, áudios e imagens. Porém, enquanto o WhatsApp se limita a arquivos com tamanho 16MB, o Telegram já permite o envio de arquivos de 2GB.

  • Chamadas de vídeo e reuniões

Desde agosto de 2020, o Telegram anunciou o recurso de chamada de vídeos, porém ainda individualmente, ou seja, a chamada é feita com apenas um usuário, permitindo que reuniões por vídeo sejam apenas com uma pessoa por dispositivo. Já o WhatsApp permite chamadas para até 8 membros, sendo assim mais prático para reuniões em videochamada.

  • Aplicativo de desktop

Apenas o Telegram possui a versão desktop, podendo ser utilizada sem que o app seja anexado ao seu dispositivo celular e mesmo que o seu celular esteja desconectado da rede de internet.

O Whatsapp possui apenas a versão Whatsapp Web, que necessita de conexão com a internet tanto no computador quanto no celular. 

A versão desktop do Telegram também possui a vantagem de armazenar os arquivos enviados na nuvem, permitindo que sejam acessados de outros aparelhos.

  • Comunicação em massa 

O WhatsApp possibilita o envio de mensagens individuais para várias pessoas ao mesmo tempo. A opção é semelhante à cópia oculta em e-mails. Com esse recurso, é possível enviar ou encaminhar mensagens de texto, vídeos, imagens e áudio para até 256 pessoas. Porém, essas mensagens são enviadas para os seus contatos individualmente.

Já no Telegram, os grupos podem ser enormes, com até 200 mil usuários. Além dos grupos, também é possível criar canais para envio de mensagens em massa, sem limite de participantes, utilizando um perfil empresarial como remetente. Enquanto os canais públicos podem ser encontrados por qualquer pessoa, através de uma pesquisa no aplicativo.

Na sua opinião, qual dos dois aplicativos é o melhor para o seu negócio após saber de todas essas informações?

Vale pesar os prós e contras de cada aplicativo na escolha do melhor comunicador para a sua empresa, sempre se lembrando do propósito fundamental dessas ferramentas: aumentar a integração do seu time a fim de gerar melhores resultados.

image
image
image
image
image