
A influência da cultura corporativa nas práticas de comunicação das empresas
As empresas colocam bastante atenção nas questões estratégias e operacionais, buscando por táticas, processos e dinâmicas que possam ajudar na busca por melhores resultados.
Por outro lado, quando estão passando por um processo de adaptação a um novo contexto ou quando precisam implementar uma melhoria que traga resultados melhores e mais promissores para o seu negócio, é comum que haja uma reflexão sobre os processos e dinâmicas dessa empresa, o que ela faz, como é feito e qual o propósito deste negócio.
Apesar disso, a maioria das empresas se esquece de refletir sobre quem faz. Embora toda organização seja feita de pessoas, isso acaba sendo esquecido pelos líderes.
Mais do que ser feita de pessoas, o fator humano é, de longe, o maior recurso de todas as organizações. Por esse motivo, é necessário pensar em estratégias de melhoria na comunicação e nas relações interpessoais de uma empresa para que ocorra uma transformação no seu negócio.
Já vimos isso em diversos artigos por aqui: se pensarmos em mudar a realidade das pessoas que fazem aquele negócio acontecer, consequentemente, aquele negócio vai obter resultados melhores.
Um conceito que tem muito a ver com isso está ganhando cada vez mais espaço no mercado: a cultura organizacional ou cultura corporativa. Mas, afinal, o que é isso?
É difícil conceituar a cultura organizacional simplesmente por não haver apenas uma definição para o que ela é. A cultura organizacional envolve regras formais e informais seguidas pelas equipes, hábitos, visões, valores, procedimentos, linguagens e tudo aquilo que faz da empresa o que ela é. A cultura de um negócio depende das pessoas envolvidas nesse processo e que determinam como esse negócio funciona na prática.
Sendo assim, as relações, dinâmicas e práticas de uma empresa são definidas segundo os valores daquela organização.
Você sabe quais são os principais valores da sua empresa?
Os valores vão impactar a forma como os colaboradores se relacionam entre si, como o trabalho é conduzido, como as equipes colaboram, como a liderança influencia e inspira um time.
Tudo isso é sobre o que acontece da porta para dentro no cotidiano de uma empresa. A cultura corporativa pode auxiliar nesses processos direcionando as relações internas de forma que permita aos colaboradores alcançar um objetivo comum trilhando o mesmo caminho.
A cultura corporativa contribui indiretamente nos processos e nas metas de um negócio.
Vamos imaginar uma empresa que tem como valor a transparência…
Os colaboradores dessa empresa entendem a importância de serem transparentes e honestos, portanto, compartilham com sua liderança ou gerência quando estão passando por problemas pessoais que possam impactar em seus resultados individuais dentro da empresa, buscam pelo apoio da equipe para garantirem juntos que vão chegar na meta estabelecida independente do ritmo ter caído ou não.
Se um dos membros da equipe for transparente e dizer ao seu líder que está desmotivado naquela semana, por exemplo, a liderança poderá direcionar os outros membros do time a suprir momentaneamente aquela falta levando a resultados estáveis mesmo com o desfalque no desempenho de um dos membros.
Quando uma empresa tem claros seus valores e entende a importância de reforçar estes valores, os resultados são melhores e mais consistentes. E isso depende de uma cultura corporativa bem desenhada, compreensível para todo o time e verdadeiramente aplicável.
A comunicação é um dos pilares mais importantes de uma organização e, por isso, pode impactar a cultura corporativa de diversas formas.
Muitos especialistas já afirmaram que a comunicação pode ser usada como ferramenta para reforçar a cultura corporativa. Mas se invertemos esse pensamento, fica a dúvida: quais são os valores corporativos que colaboram para uma melhor comunicação dentro das empresas?
- Transparência
Uma empresa que se comunica com transparência tende a manter unificados os processos. Por exemplo, quando existe um novo procedimento a ser realizado e esse procedimento é passado com transparência para o colaborador, ele poderá realizar a sua função de forma mais segura levando a bons resultados. Uma comunicação aberta e franca do colaborador com a sua liderança sobre aspectos pessoais que implicam numa alteração do seu rendimento individual também trará para a empresa possibilidades de driblar possíveis problemas.
- Colaboração
Usando como exemplo uma empresa que possibilita que os diversos setores dentro do seu negócio possam, ao fim de cada mês, relatar para toda a empresa quais problemas ocorreram durante determinado período de tempo, torna possível que as equipes colaborem para a resolução desses problemas não só dentro do time como na empresa como um todo. É importante para reforçar a cultura corporativa que os colaboradores se comuniquem de forma a colaborar positivamente nas ações de uma empresa.
- Respeito
O respeito é fundamental em todas as nossas relações e isso não seria diferente nas relações corporativas. Uma liderança que se comunica respeitosamente com os seus liderados terá também o seu respeito contribuindo para a melhoria dos seus processos. Na contramão disso, uma liderança que se comunica desrespeitosamente poderá implicar na desmotivação do seu colaborador e na queda do seu rendimento. Na prática, o respeito se dá pelas palavras, a postura e, também, pela consideração humana na relação entre liderança e time – e vice-versa.
- Compromisso
O colaborador deve ter clareza do compromisso assumido com a empresa e com os envolvidos no negócio. A comunicação interna se faz importante nesse processo para que a equipe compreenda que a sua determinação e foco, além do seu compromisso, são pontos que fazem com que uma organização cumpra o seu propósito. Uma forma de fazer isso na prática é o incentivo a cada reunião para que os colaboradores de uma determinada equipe listem seus compromissos com o grupo, por exemplo: “Eu preciso fazer aquela entrega para o Paulo, dar uma checada no material do Felipe e marcar uma reunião com o Samuel”.
- Confiança
Uma empresa que valoriza a confiança, consequentemente, passará essa confiança para os seus colaboradores. Quando uma empresa confia no desempenho dos seus colaboradores comunicando abertamente essa confiança, os colaboradores se sentem compelidos a continuar essa via de confiança com a sua liderança. Quando a comunicação entre empresa e colaborador é clara e transmite confiança, o time estará mais seguro para desempenhar as funções necessárias para um bom funcionamento do negócio.