
Problema, solução & próximos passos: os 3 elementos da mensagem que gera resultados
Como seria bom se nossos pares simplesmente pudessem ler nossas mentes e descobrir do que precisamos, não é?
Mas não é o que acontece no ambiente de trabalho. E muito menos o que acontece na vida, no geral.
É necessário comunicar para gerar resultados, atender às necessidades e alcançar expectativas. Comunicação com método e estrutura, que garanta assertividade para a sua mensagem.
E quando falamos em “método”, já bate aquele calafrio. Não queremos passar dias estudando metodologias complexas e superestimadas. Queremos algo rápido, prático, que possa ser colocado em prática logo em seguida.
Neste artigo, vou te ensinar 3 elementos da mensagem que gera resultados. Vai parecer bobo de tão simples, mas com certeza um desses elementos têm faltado na sua mensagem e impedido a sua comunicação de chegar nos resultados que você espera.
Vamos entender melhor?
Independentemente da sua mensagem ser falada no corredor da empresa, apresentada em uma reunião, enviada por e-mail ou chat da empresa, esses 3 elementos precisam estar presentes:
- Problema
Apresente o cenário. O que aconteceu? Houve alguma consequência negativa? Qual é a necessidade que precisa ser atendida?
Exemplo 1: “O cliente pediu uma nova alteração do material.”
Exemplo 2: “Tenho notado que você chega atrasado na maioria das nossas reuniões…”
- Solução
Descreva o que precisa ser feito ou o que você espera que seja feito após o entendimento do problema. Qual é a solução para o cenário? O que precisa ser considerado nesta resolução?
Exemplo 1: “O cliente solicitou a entrega dessa alteração até o dia XX/XX.”
Exemplo 2: “Gostaria que você não fizesse mais isso, porque quando você atrasa o nosso tempo de trabalho é prejudicado e não conseguimos chegar nos resultados que gostaríamos.”
- Próximos passos
Por fim, você vai construir com o outro os próximos passos para que a solução seja implementada. O que será preciso? Qual é o seu papel nesse cenário? E qual é o papel e as responsabilidades do outro?
Exemplo 1: “Precisamos alinhar os ajustes necessários e combinar um deadline anterior ao do cliente. Qual seria o melhor horário para conversarmos amanhã?
Exemplo 2: “Como posso contribuir para que não tenhamos mais esse problema? Você gostaria de mudar o horário das nossas reuniões para um que seja mais confortável para você se organizar?”
Coloque em prática essa estrutura de comunicação nos próximos 5 dias e depois volte aqui nos comentários deste artigo para me contar como foi sua experiência.