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UpLev | by Monica Ferrari

Comunique-se como um líder: o papel da comunicação dentro da Employee Experience

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Comunique-se como um líder: o papel da comunicação dentro da Employee Experience

Comunicar-se como um líder não é uma questão de aparências e vaidade. A comunicação eficaz de uma liderança não parte de virtudes pessoais, mas de pilares organizacionais que garantem – pelo menos até o momento – a visibilidade e desempenho humano, profissional e de mercado que faz de um negócio bem-sucedido. 

Um bom líder possui uma comunicação fundamentada na proficiência técnica, na clareza de visão de negócio, na motivação da ação de seu time e no desenvolvimento de estratégias coletivas verdadeiramente transformadoras. 

Mas, para se comunicar como um líder, você não só deve dominar os princípios de uma comunicação corporativa eficaz como, principalmente, compreender o impacto desses princípios na experiência dos colaboradores da sua empresa, construindo e sustentando os pilares organizacionais que levarão seu negócio a outro nível.

  • Liderando pelo exemplo
    A comunicação da liderança à frente de uma organização dá o tom para todos que a sucedem em grau hierárquico e, também, no compromisso de sua missão. Ao se comunicar como um líder, você lidera pelo exemplo, construindo aos poucos uma cultura corporativa que vai definir para sempre a jornada de aprendizagem e crescimento dos profissionais que trabalham ao seu lado, assim como a qualidade da experiência dos colaboradores que farão parte do seu negócio futuramente.
  • Autorresponsabilidade
    Todo líder com domínio de sua comunicação interpessoal e corporativa sabe que a autorresponsabilidade faz parte do desenvolvimento de sua capacidade de gestão. Autorresponsabilidade não é sobre culpabilidade, mas sobre autonomia, proatividade e sobre tomar a frente da solução de problemas. Mais uma vez, por meio dessa postura e de uma comunicação que transpareça responsabilidade, você estará criando uma experiência de maior impacto para aqueles com quem compartilha o ambiente corporativo de seu negócio – seja ele presencial ou remoto.
  • Reconhecimento de limitações pessoais
    Um líder que sabe reconhecer suas forças e fraquezas com a mesma honestidade e humildade, é um líder no qual podemos depositar maior confiança, e que, no melhor dos cenários, pode vir a se tornar um espelho de nossas próprias inseguranças e superações pessoais ou profissionais. Uma liderança que sabe como comunicar não só o que há de bom em sua gestão, mas também suas falhas, desafios e mesmo suas frustrações, faz da experiência do colaborador uma vivência mais humanizada.
  • Respeito à individualidade e diferenças
    Faz parte do escopo de uma boa gestão ter a habilidade de utilizar a comunicação como ferramenta para o respeito à individualidade e a promoção da diversidade. Por isso, um gestor que sabe como se comunicar como um verdadeiro líder é capaz de empoderar aqueles à sua volta, desenvolvendo o potencial de seus colaboradores desde os primeiros até os últimos dias de sua experiência dentro do ambiente corporativo. Afinal, um líder é isso: aquele que torna aos outros melhores simplesmente por compartilharem quem são e o que fazem com ele e seu negócio.
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