
Business Writing: como se comunicar com mais assertividade através da escrita
Se nos comunicamos mal dentro do ambiente corporativo, temos péssimos resultados. Afinal, é através da comunicação que expressamos nossas expectativas e objetivos com clareza.
Disso a gente já sabe, né? Escutamos – e lemos – com frequência considerações sobre esse assunto de diversos profissionais e especialistas ao redor do mundo.
O que as pessoas esquecem é que a comunicação não está apenas na interação oral e presencial que acontece dentro das empresas, mas também está presente na comunicação escrita.
Em tempos de transformação digital, perdemos a dimensão do impacto da nossa escrita, enquanto ela aumenta cada dia mais. Já parou para pensar que todos nós escrevemos diariamente e sem parar? Já parou para pensar na tendência de nos comunicarmos cada vez mais de forma assíncrona, por escrito?
Dito isso, uma vez que a comunicação pode gerar efeitos colaterais negativos nas relações, interações e nos resultados construídos dentro de uma organização, a falta de habilidades de escrita pode desencadear, igualmente, uma série de conflitos inesperados e, no pior dos casos, péssimos resultados para um negócio.
Escrever de maneira eficaz por meio de habilidades e técnicas mais precisas é fundamental para uma comunicação mais assertiva e melhores resultados, tanto nas empresas quanto na vida.
Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas fundamentais para melhorar o seu Business Writing e gerar resultados reais para o seu negócio através da escrita:
- Humanize a sua escrita
O segredo para aprender a escrever melhor é: escrever. Humanizar a sua escrita é torná-la mais real, acessível e humana para você mesmo, pois só assim você será capaz de dominá-la o suficiente para que ela impacte outras pessoas.
- Seja claro, breve e preciso
Não só o ritmo, mas a intensidade das interações e negociações que acontecem no ambiente corporativo demandam uma comunicação clara, concisa e efetiva.
Não ter uma escrita altamente elaborada pode parecer uma desvantagem, mas na verdade é algo bom para você e para a sua comunicação.
Evite termos ambíguos e frases abertas à interpretação. Não escreva mais do que precisa; use as palavras com inteligência, sendo preciso e explícito na sua mensagem sem precisar “enrolar” o leitor com jargões, palavras difíceis ou explicações desnecessariamente complicadas.
- Saiba onde você quer chegar
Você só vai chegar em algum lugar com a sua mensagem se souber qual é o seu objetivo final. Defina qual é a mensagem que você quer passar e desenhe o caminho ideal até ela.
Vá direto ao ponto, mas com inteligência, considerando os passos pelos quais seu leitor precisa passar para chegar ao entendimento final da ideia que você deseja que seja compreendida. A organização e estruturação da sua mensagem vão impactar a jornada que seu leitor vai vivenciar em interação com o seu texto.
- Segure a atenção do leitor
Para atrair a atenção do seu leitor, você deve começar pelo que mais importa, para despertar a motivação de quem está lendo. Agora, para manter essa atenção ao longo do seu texto, é preciso dar ritmo à sua escrita. Utilize elementos de coesão de texto que interligam seus parágrafos, frases curtas e, quando possível, destaque as principais ideias ao longo do texto para dar mais dinamismo à leitura.
- Empatize com quem está do outro lado
Após finalizar o seu texto, releia se colocando no lugar dos seus leitores e, então, reescreva-o para refinar suas ideias e argumentos. Quando possível, peça que uma segunda pessoa leia o que foi escrito e te dê um feedback sincero a respeito.
Trocar a lente ou o ângulo da sua leitura para aprimorar a sua mensagem, além de essencial para um texto melhor escrito, garante que a sua comunicação alcance os resultados que você tanto espera.